Categoria

quinta-feira, 7 de março de 2019

CASAMENTO DE CAIM

Quem foi a esposa de Caim? Afinal de contas ele se casa logo depois que assassinou seu irmão Abel. Mas como isso poderia ser possível se não havia mais ninguém para casar? Bem, essa é uma das questões intrigantes da antiga narrativa bíblica dos primórdios. 

Para início de conversa, o texto (Gn.4) parece descrever uma época que se aproxima muito do período neolítico, 8.000 a 10.000 a.C., caracterizado pela domesticação de animais e desenvolvimento das técnicas de agricultura. Note que Abel é pastor de ovelhas e Caim agricultor. Outra coisa que precisa ser notada é que o texto não nos diz que Caim e Abel eram solteiros. Como assim? Publicamos um texto sobre a releitura de Gênesis 1 e 2, onde vimos a possibilidade de haver uma lacuna de tempo entre a criação do homem inicial em Gênesis 1, e o personagem histórico Adão que foi escolhido juntamente com Eva para entrarem no jardim como representante dos demais seres humanos. Se isso for certo, fora do jardim já havia pessoas. Calma, não pare a leitura com medo de ser uma heresia. Vá em frente!

Pois bem, Caim e Abel nascem fora do Éden. Mas porque deveríamos admitir que eles já fossem casados? Pelo questionamento de Caim logo após o assassinato de seu irmão: “... qualquer que me encontrar me matará.” (Gn. 4.14). Isso pressupõe um núcleo familiar maior além de Adão e Eva. Algum membro da família de Abel poderia buscar vingar-se, preservando com isso a honra da família, algo comum no mundo antigo. Sobre isso indico a consulta do Comentário Histórico Cultural do Antigo Testamento. Isso contraria nosso imaginário em ver Caim e Abel como muito jovens ou mesmo solteiros. Não se pode esquecer que o nascimento de Sete, após o assassinato de Abel, se deu quando Adão contava com 130 anos (Gn. 5.3). Isso quer dizer que Caim quando do assassinato do seu irmão deveria ter mais de cem anos de idade. 

Quando alguns leitores perguntam como Caim encontrou sua esposa quando fugiu, na tentativa de desmerecer o texto bíblico (Gn. 4.17), isso não passa de desatenção. Quando se lê que Caim conheceu sua mulher, não quer dizer que ele encontrou alguém que se tornou sua esposa. O mesmo se acha em Gênesis 4.1,25 sobre Adão conhecer Eva. É obvio que Adão já sabia quem era Eva. O texto afirma que Caim teve relações sexuais com sua esposa. O termo conhecer em hebraico é usado para expressar relação sexual. Logo, Caim não encontra uma esposa, o que seria possível, desde que se admita a existência de pessoas além do seu núcleo familiar, mas sim que já tinha uma esposa. Se as únicas pessoas que existiam era o núcleo familiar de Adão e Eva, então Caim já era casado com uma de suas irmãs, algo semelhante a dinastia Targaryen de As Crônicas de Gelo e Fogo. Lembre que Adão teve filhos e filhas (Gn. 5.4).

Quando se tenta responder esses questionamentos algumas pontas são amarradas e outras desatadas, levando, necessariamente, a mais indagações. O certo é que Gênesis não tem a intenção de ser um relato histórico moderno, muito menos um texto científico, mas sim religioso. Sua intenção é teológica, logo, determinados detalhes que podem parecer uteis ao leitor de hoje, foram considerados irrelevante para o que se desejava comunicar.

3 comentários:

Unknown disse...

Muito bom esse relato,se tiver outros e puder e quiser compartilha eu pessoalmente vou gostar muito.Deus o abençoe.

Pr. Marcos disse...

Muito bom a exposição do texto, tirou algumas dúvidas.

Pr. Petronio Borges Jr disse...

Parabéns pelo Blog!
Excelente abordagem para uma questão nada fácil.
Devemos assumir posição diante do texto bíblico. A posição alternativa sugerida é inteligente. Mas, receio que enverede por uma trilha difícil de sustentar. Pessoalmente, não consigo admitir um "homem das cavernas" como "imagem e semelhança de Deus". Por outro lado, se foi criado já plenamente humano, por que o lapso de tempo fora do jardim?
O casamento de Caim com uma irmã ainda persiste como a posição mais coerente.